Casamento Civil: Dicas para uma cerimônia civil perfeita

Casamento Civil no Cartório

Vantagens

– É mais econômico, pois os noivos pagarão apenas a taxa do cartório

Desvantagens

– Em geral o local não comporta muitas pessoas
-Só pode ser realizado durante o dia
-A cerimônia civil é bem rápida e em local Público
-Você não entrará vestida de Noiva

Como Proceder

No dia e hora previamente agendados, os noivos devem comparecer ao cartório acompanhado de duas testemunhas maiores de 18 anos.

Como não haverá cerimônia religiosa, talvez vocês queiram convidar mais pessoas para padrinhos do civil. Nesse caso é preciso verificar quantas pessoas poderão assinar o livro, já que os números variam de um cartório para outro.

Se pretende convidar os pais e irmãos de ambos, verifique se o cartório possui alguma sala reservada para a realização do casamento e quantas pessoas o local comporta.

Os noivos entram juntos, se posicionam diante da mesa do juiz que lera o termo de casamento. Finalizada a leitura, trocam as alianças e assinam o livro. Os padrinhos assinam em seguida.

Mesmo que não haja festa ou cerimônia religiosa, o casamento deve ser registrado. Contratem um bom fotografo.  Não vale a pena economizar nesse item e registrar um dos momentos mais importante da vida de vocês com uma câmera caseira nas mãos de um fotografo amador.

O que vestir em um casamento civil no cartório

Depende muito do seu gosto, da sua idade, seu tipo físico, estação do ano e etc.

Não há como recomendar esta ou aquela roupa sem saber de todos estes detalhes. Algumas pessoas ficam bem de Tailleur*, outras não. Algumas têm o sonho de casar de branco e terão apenas esta oportunidade para usar o tão sonhado vestido de noiva.

Para não errar, o melhor a fazer é evitar uma produção exagerada ou o excesso de simplicidade, como se casar usando calça jeans e blusinha básica.

Se quiser usar um vestido branco, escolha um modelo discreto, como um vestido de festa. Evite tecidos que armam, bordados em pedrarias, brilhos, luvas e etc. casamento em cartório também não combina com véu, acessórios chamativos nos cabelos ou penteados muito elaborados. Deixe os cabelos soltos ou faça um penteado bonito, mas sem exageros.

Outras opções são o tailleur*, um conjunto de saia e blusa ou um vestido de cor e modelos de sua preferência.

O noivo pode usar terno e gravata ou calça social e camisa. O cinza escuro e azul marinho são cores mais apropriadas para qualquer horário.

Se a opção for pelo terno preto quebre o look monocromático com uma camisa clara e uma gravata bem escolhida.

* Tradicionalmente chama-se de tailleur (pronuncia-se talhêr) o conjunto feminino de SAIA e paletó, frequentemente confundido com o terno (ou terninho) que designa o conjunto de CALÇA e paletó. Considerado a vestimenta mais clássica e antiga do guarda-roupa feminino, o tailleur surgiu por volta do século XII onde os casacos e saias compridas eram utilizados como trajes de equitação e possuía tecidos grossos e pesados, que exigiam mãos masculinas para a sua confecção. Foi daí que surgiu o nome “tailleur” que em francês significa exatamente “alfaiate”, que por definição é sempre um homem.

Veja algumas sugestões que montamos com algumas idéias para produzir seu próprio look:

 

Duvidas mais comuns

1 – Posso usar buque no casamento civil?

Melhor não usar. Se tiver muitos casamentos no mesmo dia você terá que aguardar uma fila, algumas vezes na rua. Quanto mais discrição melhor.

2 – Posso convidar os parentes e amigos que compareceram para um almoço onde cada um paga o seu? Como dizer isso sem parecer indelicado?

Se não tiver outro jeito, se não der para oferecer um pequeno coquetel, vocês podem dizer que irão a um restaurante comemorar e quem quiser ir acompanhalos pagara apenas o que consumir. Se possível, o bolo e o champanhe para o brinde devem ficar por conta dos noivos.

3 – Vamos nos casar no cartório de manha e oferecer um jantar as 20 horas, em um restaurante, para comemorar. Como devo me vestir? Posso me vestir de noiva para o jantar? Temos que recepcionar os convidados ou devemos ser os últimos a entrar para criar uma expectativa?

Como vocês não irão diretamente do cartório para o restaurante, já que os horários são diferentes, precisarão de outros trajes. Se você não se casou com um vestido de noiva, certamente não faz sentido usa-lo apenas durante o jantar. Prefira um vestido bonito e bem escolhido que pode até ser branco se você quiser, mas que não se pareça com um vestido de noiva tradicional. O noivo deve usar terno e gravata, ou, no caso de um jantar informal calça social e camisa.

Como vocês estarão em um restaurante e não um salão de festas, melhor seria que os noivos e seus pais fossem os primeiros a chegar. A medida que os convidados chegam, dirigem-se a mesa para cumprimentar os anfitriões.

Lembre-se que oferecer o almoç em seguida, ao invés de um jantar, simplificaria bastante para todos, pois não seria necessário usar trajes diferentes. Se o casamento estiver marcado para bem cedo, oferecer em seguida um café da manha ou um brunch (no salão de hotel, por exemplo), são opções elegantes.

4 – Como o casamento civil é bem rápido gostaria de ter uma bençao religiosa neste local, é possível?

Na religião católica isso não será possível porque a igreja católica apostólica romana não permite a realização de casamento fora da igreja. Já outras religiões não possuem restrições em relação a isso. Para certificar-se de que existe essa possibilidade seria melhor conversar diretamente com o celebrante.

5 – Somos espíritas e casaremos apenas no civil, já que no espiritismo não há cerimônia religiosa, mas eu gostaria de me vestir de noiva e chamar pessoas queriadas para a comemoração. De que forma posso fazer isso?

Ao invés de casar no próprio cartório, vocês poderão realizar o casamento em um salão de festas em um jardim ou em um sitio.

No lugar onde ficaria o altar, havera a mesa do juiz. Os casais de padrinhos se posicionam próximos a mesa para aguardar os noivos que entram de mãos dadas ou de braços dados, como preferirem. Finalizada a leitura da ata e as assinaturas do termo de casamento, os noivos recebem a certidão de casamento das mãos do juiz, trocam as alianças e, em seguida, uma prece poderá Sr feita por um familiar ou amigo querido dos noivos que também seja espírita.

Finalizada a prece, os noivos recebem, os cumprimentos dos pais, padrinhos e convidados, e inicia-se a festa.

6 – Como devemos receber os cumprimentos após a cerimônia?

Finalizada a cerimônia civil, vocês sairão juntos como se estivessem na igreja e poderão formar uma fila juntamente com os pais, para que recebam os cumprimentos antes que os convidados se acomodem no local da recepção

Caso prefiram podem sair direto para o local onde farao as fotos e passar depois de mesa em mesa para receberem os cumprimentos durante a festa.

Compartilhe: